NOSSA HISTÓRIA

SEGUNDO alguns historiadores, Macapá, atual município de Peri-Mirim, teve como povoadores habitantes dos municípios limítrofes que, atraído pelas riquezas das terras, e a existência de ótimas pastagens, para lá se deslocarem, fixando residência e construindo suas moradas. Ao lugar, deram o nome de Macapá.

A agropecuária foi o fator preponderante do povoamento, possibilitando o gradativo crescimento do lugar.

Em 1919, foi elevada à categoria de município, suprimido em 1931 e restabelecido em 1935, com área desmembrada do município de São Bento.

O topônimo foi alterado para Peri-Mirim, em 1943, e admite-se que a denominação se origine de "peri" , nome dado a uma espécie de junco, muito encontrado na região.

Gentílico: peri-miriense

 

Formação administrativa

Distrito criado com a denominação de Macapá, pela lei nº 2, de 09-05-1893, subordinado ao município de São Bento dos Perizes. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Macapá, figura no município de São Bento dos Perizes. Elevado à categoria de município com a denominação de Macapá, pela lei nº 850, de 31-03-1919. Desmembrado de São Bento dos Perizes. Sede no antigo distrito de Macapá.

Não temos datada de instalação.

Pelo decreto nº 75, de 22-04-1931, o município é extinto, sendo seu território anexado ao município de São Bento dos Perizes.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, Macapá e distrito do município de São Bento do Perizes.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Macapá, pelo decreto nº 857, de 19-06-1935.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído do distrito sede.

Pelo decreto-lei estadual nº 820, de 30-12-1943, o município de Macapá passou a denominar-se Peri-Mirim.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

 

 

Fonte:IBGE




HINO DA CIDADE


LEI DE CRIAÇÃO

MUNICÍPIO DE PERI MIRIM

LEI nº 269 de 31 de dezembro de 1948. Cria o Município de PERI MIRIM e dá outras providências.

LIMITES MUNICIPAIS:

a) Com o Município de PINHEIRO:

Começa fronteiro à fralda ocidental do morro de São Carlos, à beira do campo que separa a terra firme do pântano que acompanha a margem direita do rio Pericumã; segue pela beira do referido campo até o ponto ao sul da foz do igarapé Félix, à margem direita do rio Pericumã; daí continua, por um alinhamento reto, com a direção norte, até a foz do referido igarapé.

b) Com o Município de BEQUIMÃO:

Começa na foz do igarapé Félix, à margem direita do rio Pericumã; segue daí à enseada do Pericumãzinho, onde encontra o riacho Flaviana; continua pelo veio desse riacho até a sua foz no riacho Vitória; daí por um alinhamento reto ao lugar Santa Rosa; segue pela estrada que passa pelos povoados Meão, Remédios e Centro dos Câmaras; desta última localidade segue por uma reta ao capão do pântano do Maracujá e por outra reta ao lugar Repartimento, no igarapé Joaquim dos Santos; continua pelo curso deste igarapé à jusante, até sua barra, na margem esquerda do rio Aurá.

c) Com o Município de CAJAPIÓ:

Começa na foz do Igarapé Joaquim dos Santos, à margem esquerda do rio Aurá; segue pelo talvegue deste rio à montante, até o lugar denominado Pedrinhas, à margem esquerda do rio Aurá.

d) Com o Município de SÃO BENTO:

Começa no lugar denominado Pedrinhas, à margem esquerda do rio Aurá, daí por um alinhamento reto até a foz do Inambu, à margem direita do igarapé dos Defuntos; segue pelo veio do igarapé Inambu, atravessa o lago Manguinhos, e continua até a enseada São Benedito; daí segue à estrada que fica fronteiro e continua pela estrada até atingir, no lugar Chico Rico, na linha do Telégrafo Nacional; daí segue pela referida linha telegráfica, até a estrada da Formiga; daí segue por um alinhamento reto ao cume do morro de São Carlos e continua no mesmo alinhamento, até a beira do campo que separa da terra firme o pântano que acompanha a margem direita do rio Pericumã.

DIVISAS INTERDISTRITAIS

O Município constitui de um só distrito.

 

Este texto não substitui o original publicado em imprensa oficial.



Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!